sexta-feira, 27 de julho de 2007

Nielsen mede setor de videogames nos EUA‎

A Nielsen está medindo e publicando diversos dados sobre o setor e sobre o mercado de games nos Estados Unidos.

Últimos números publicados: (base: 12.000 domicílios - em torno de 33.000 pessoas -)

- As casas que possuem um Nintendo Wii são de famílias que tem renda anual de US$100.000 ou mais.
- O pico de uso de Nintendo Wii é por volta das 17:00hs
- Mas em momento de férias escolares o pico é às 20:00hs

- No mês de Junho, o videogame mais jogado foi Playstation 2, com 42,3% do tempo total de jogo.
- O XBOX (o original, não o 360) ficou em 2º, com 17%
- o XBOX 360 em 3º com 8%
- GameCube em 4º com 5.8%
- Wii em 5º com 4%
- PlayStation 3 em 6º com 1,5%
- Outros sistemas responderam com 21% de tempo de jogo.

- Com relação ao número de vezes que o videogame é jogado por dia (levando em consideração o tempo de jogo), ficou em 1º lugar o XBOX 360, com 2.21 "jogadas" por dia.
- PlayStation 3 ficou entre os últimos com 1.88 vezes por dia, mas tem o maior tempo médio de duração por partida, com 83 minutos.
- PlayStation 2 e XBOX "Original" vem em 2º com um tempo médio de duração por partida de 62 minutos.
- GameCube teve o menor tempo médio de jogo, com 55 minutos.

- Em Junho, o jogo mais jogado em PCs foi World of Warcraft, com uma média de 17 horas semanais por usuário.
- WoW responde por 18% do total de minutos jogados de todos os games de PC.
- O segundo é Halo: Combat Evolved, com 3,6% de todos minutos jogados em PC, com jogadores gastando 8,5 horas por semana no jogo.
- Em terceiro vem a série "The Sims" (não especificou se 1, 2 ou ambos) com 3,3% de todos minutos jogados, com tempo médio de jogo semanal de menos de 4 horas.

O Vice Presidente Americano da Nielsen Games e da Nielsen Wireless acredita que essas métricas vão mudar as discussões sobre quais jogos devem ser feitos para quais plataformas, bem como os publicadores de jogos representam a audiência para seus anunciantes.

Veja a reportagem completa aqui:
http://www.gamespot.com/news/6175665.html?tag=result;title;0

terça-feira, 24 de julho de 2007

1º advergame para Nintendo Wii‎


Estou um pouco atrasado com a notícia, mas ainda vale todo o destaque.

Lançado no Brasil com o nome "Duro de Matar 4.0", o filme Live Free or Die Hard tem um web site bastante interessante, principalmente para os fãs de joguinhos.

http://www.livefreeordiehard.com/index_site.html

Aqui você encontra versões de games para celular, espaço no Second Life, um advergame chamado "Drive Hard" (que é uma mistura de Enduro com Space Invaders) e o mais interessante de tudo: o primeiro advergame americano para Nintendo Wii!

Com o nome de Bare-Knuckle Brawl, o jogo só pode ser acessado via Wiimote, o controle sensível à movimento da Nintendo. Veja aqui um vídeo do jogo em ação:

http://www.gamevideos.com/video/id/12395

Já era de se esperar que surgissem ambientes na internet específicos para o Nintendo Wii. A popularidade desse videogame cresce cada vez mais, principalmente entre o público que não é gamer - ou seja, entre aqueles que não são fãs super-conhecedores de jogos eletrônicos, mas enxergam no console uma opção de entretenimento. E é exatamente essa popularidade que o torna, cada vez mais, uma ferramenta interessante para comunicação online, incluindo a publicidade.

Não duvido que, em breve, tenhamos acessórios para PC que imitem a função do Wiimote, permitindo navegações mais interativas, imersivas e de acesso mais simples.



*Adendo do Vader: o que muitos players já estão fazendo é adaptar o Wiimote para navegar na web via PC e jogar games como World of Warcraft. É inevitável ver o Wii convergindo com o PC, principalmente porque ele já acessa internet. Ponto pra todo mundo: pra quem navega e pra quem joga.

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Tourada com Gorda cervejeira leva corcunda e prostituta à correr pela Europa!


Acesse o jogo aqui (http://www.powerpamplona.com/Game/Default.aspx?l=en-NL)

Nome: Power Pamplona - Rexona/ Men
Língua: nenhuma (!)
Desenvolvido por: Unilever
Estilo: Ação em plataforma
Premiação ao jogador: Sim - os 50 melhores da semana ganham um Nokia N95

Você está na Espanha correndo de um Touro! Aliás, você está na França fugindo do Corcunda de Notre Dame! Não, na verdade você está na Alemanha correndo de uma loira gorda cervejeira...ahn, você está também na Holanda correndo de uma "funcionária" do Red Light District... BAH! Não importa o lugar na Europa, você está CORRENDO!!


Sobre o jogo

Simples, rápido, bons gráficos e desafiador. Além de ser um bom jogo, o advergame da Rexona lançado na Europa está de acordo com uma grande campanha publicitária feita em vários países do continente.

Lançado na Espanha, Alemanha, Holanda, França, Suíça, Rússia e Suécia, o advergame faz parte de um "recrutamento" de pessoas para representarem seus países em uma corrida na cidade de Pamplona, em Navarra, na Espanha. A cidade é famosa pela festa de São Firmino: aquela que os touros são soltos na rua e as pessoas ficam correndo ao lado... ahn, fugindo deles.

A estrutura do jogo é bastante simples. Você está sendo perseguido por alguma coisa e deve encontrar a saída do cenário. Essa perseguição deixa o jogo bastante rápido e emocionante. Apesar de algumas fases serem um pouco mais complicadas de passar, você pode tentar várias vezes o mesmo cenário e, como ele não muda, fica "treinado" em cada estágio. Se você treinar bastante dá até pra ganhar um celular Nokia N95, dado para os 50 melhores de cada semana.

Você não é obrigado a passar por todas as fases existentes. Dá pra escolher o caminho ao final de cada fase. Se você for curioso que nem eu, vai terminar uma vez e querer jogar de novo para ver outros caminhos diferentes.

Como o jogo foi publicado em diversos países (com línguas diferentes), a explicação de botões, sistema de pontuação, mecânica de jogo e cenário é composta por símbolos e números. Dessa forma, mesmo que você só conheça a língua de uma minoria étnica como o Uyghur do Turquistão Chinês, você entenderá como funciona o jogo.

Mas a verdadeira qualidade desse advergame não vem do jogo em si, mas sim do desafio de fazê-lo: construir algo que pudesse ser jogado por qualquer pessoa, de qualquer país, que estivesse de acordo com o restante da campanha e ainda com uma mensagem publicitária.



Sobre a campanha

Além do Advergame, a campanha envolveu também anúncios na TV:

Esta é a versão da Inglaterra - http://www.youtube.com/watch?v=uHZTpHCVlQo&mode=related&search=

E esta aqui é a versão... ahn... alemã?: http://www.youtube.com/watch?v=TSbOgoykjlk

Notou que ele pega produtos diferentes em cada país? Bem adaptado! =)

Para aqueles que acham esse tipo de campanha um pouco "perigosa", já que você convida clientes a fugir de touros, saiba que esse tipo de abordagem já vem sendo utilizada a algum tempo nas campanhas européias, principalmente na Inglaterra. Anterior ao "Extreme Pamplona" (o nome da campanha atual), a marca já exibia comerciais como este em 2005 http://www.youtube.com/watch?v=LKSVST4uaYo e este em 2006 http://www.youtube.com/watch?v=oJnZzRS2TY8


Para os publicitários: Imagine o briefing disso. Um jogo que deve representar a passagem do personagem em cada país, onde a comunicação para pessoas de línguas diferentes. A dificuldade de se criar um jogo nesse contexto aumenta muito se você souber o quanto o europeu é sensível aos comentários de outros países sobre a cultura local. Já imaginou um inglês falando da cultura de um francês? Este falando do Alemão? Não é fácil lidar com essas diferenças... =p

Mas o advergame executou a tarefa com perfeição: Pegou as características mais marcantes de cada local e conseguiu usar um tom bem humorado para inserir o personagem principal da campanha em cada país participante, sem fugir da narrativa básica do jogo.


Referências

Recentemente falei do estilo "Ação em plataforma" quando analisei o advergame "The Temple of Zoom". O pai desse estilo é o jogo Donkey Kong, lançado pela Nintendo para Arcade em 1981, que você pode conferir aqui: http://www.youtube.com/watch?v=i8XU8V7WmbM

Mas apesar de ser um jogo desse mesmo estilo, Power Pamplona tem mais velocidade e emoção. Nesse sentido, ele lembra muito um jogo famoso para Mega Drive: o Disney's Alladin, desenvolvido pela Virgin e publicado pela Sega em 1993.

Veja um pedaço do jogo e me diga se a animação e cenário não são semelhantes: http://www.youtube.com/watch?v=1mvhOi7Rogk

Lá pela metade desse mesmo jogo você devia fugir da lava, que te perseguia. As semelhanças ainda são enormes: http://www.youtube.com/watch?v=MNFGBCBjF3E

No entanto, esse tipo de gráfico poligonal, que deixa a animação com alta qualidade (lembrando um desenho animado), foi desenvolvido inicialmente pela SEGA em 2000 e publicado no jogo Jet Grind Radio do mesmo ano para o console Dreamcast. Veja as semelhanças gráficas aqui: http://www.youtube.com/watch?v=Lmjjf4lFBtA (dê uma avançada no vídeo para ver um pouco do jogo!)

Aliás, essa possibilidade de escolher a próxima fase ao final do estágio já é idéia bastante antiga e característica marcante de toda a série Darius - um jogo de nave desenvolvido pela Konami desde 1986, para Arcade e vários videogames diferentes.

Veja um site especializado no jogo aqui: http://hg101.classicgaming.gamespy.com/darius/darius.htm

E veja o sistema de escolha de cenário que falei nessa imagem: http://hg101.classicgaming.gamespy.com/darius/darius2-map.png

Pegue esses três jogos, adicione características regionais dos países europeus, ponha uma pitada de bom humor, tempere tudo com uma campanha bem desenvolvida e bata tudo no liquidificador. Deixe amadurecer na Internet alguns meses e se delicie com os belos resultados.

Minha avaliação

Pontos fortes:
- Jogo totalmente de acordo com o restante da campanha.
- Premiação justa, com boas possibilidades de ganhar!
- Mecânica do jogo incentiva o "replay" (jogar de novo mesmo depois de ter terminado)
- Jogo rápido e emocionante
- Jogabilidade simples, fácil de aprender.
- Não precisa saber ler pra entender o jogo ou a campanha.
- A musiquinha é bem divertida... =)

Pontos fracos:
- Você não pode interromper o jogo no meio. Se deu dor de barriga, tem que perder a fase.
- Só há informação sobre os produtos e premiação antes do início do jogo ou depois do término.
- O prêmio não tem muito a ver com o restante da campanha... mas admito ser muito "cri-cri" nesse comentário. Eu não ficaria nem um pouco chateado de ganhar um aparelho que custa R$2000,00 no Brasil.
- Infelizmente é mais um jogo que, sem banda larga, não dá pra acessar. Mas como não estamos falando do mercado brasileiro, admito ser um chatão nesse comentário também.


Divirta-se bastante com esse exemplo de advergame aqui:
http://www.powerpamplona.com/Game/Default.aspx?l=en-NL

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Indústria de games de celular irá crescer


Nos próximos anos, o "game de mobile" (principalmente celular, mas com participação consoles portáteis) será o segmento que mais crescerá no setor da indústria dos games nos EUA. Logo depois deles, os jogos online de consoles e PCs.

No país as vendas desse tipo de jogo devem subir 70% ( US$ 1 bilhão em 2011), comparado com os US$ 600 milhões desse ano.

Na Europa e na Ásia, games portáteis crescerão também em ritmo acelerado - indo de 1,9 bilhão em 2007 para 3,1 bilhão em 2001 na Europa, oriente médio e norte-nordeste da África, e 2,5 bilhão em 2007 para 4,4 bilhão em 2001 para Japão, Coréia do Sul, China e Austrália.

No Brasil podemos esperar também um crescimento significativo nos próximos anos, principalmente por causa das operadoras de celular nacionais que cada vez mais apostam no game como diferencial em seu portfólio de serviços, como estratégia de fidelização de clientes e formação e atualização de banco de dados. A Vivo segue na frente nesse conceito, com mais de 50 games desenvolvidos, representando 70% dos downloads feitos pelos usuários da operadora.

Os jogos de celular no Brasil são a grande oportunidade para quem quer ingressar na indústria dos jogos. A afirmação que mais sustenta essa idéia é o fato do brasileiro não tem R$ 99,00 pra pagar em um jogo de console ou PC, mas tem R$ 10,00 para um game de celular.

Fontes: Game On - www.kiplinger.com -
http://www.kiplinger.com/businessresource/forecast/archive/Game_On_070712.html
Mobilidade Brasil - http://www.compera.com.br/Newsletter/MBrasil0215.htm#1

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Lumix e o Templo da Aproximação!


Acesse o jogo aqui (http://www.templeofzoom.co.uk/)

Nome: The Temple of Zoom

Língua: Inglês

Desenvolvido por: Inbox Digital

Estilo: Ação em plataforma

Premiação ao jogador: Sim - desconto para quem avança as fases

Você é um boneco de palitinho que precisa enfrentar diversos desafios DENTRO da tela da câmera fotográfica Lumix TZ3. São 25 fases divertidas, desafiadoras e que te dão descontos na compra da máquina fotográfica! Sobre o cenário... bem... "Temple of Zoom" e "Temple of Doom" (Indiana Jones). Pegou, pegou??

Sobre o jogo

Esse jogo tem três pontos muito importantes em qualquer advergame: Simples, desafiador e contextualizado com a marca.

O jogo é bastante simples - você é um boneco de palitinhos que deve encontrar a saída de cada estágio. Os comandos são as setas do teclado e o "espaço" para pular. Ao avançar das fases, novos desafios vão surgindo e cada um dos ambientes é explicado para o jogador menos habituado ao tipo de jogo. Por exemplo: quando aparece a cordinha balançando no meio da tela, surge uma janela que explica como que você a utiliza.

Apesar de simples, tem um bom desafio - Cada fase tem uma "manha" pra passar, geralmente envolvendo coletar o "W" que expande a telinha para você enxergar a saída. Aos jogadores com o perfil do verdadeiro "gamer", fica o desafio de fazer a maior pontuação possível. Pra isso é preciso analisar a fase e saber quando pegar os multiplicadores de pontos (representados por aquele símbolo do flash das câmeras digitais) antes de coletar as bolinhas de luz que aumentam o placar. No entanto, a pontuação não é relevante para você avançar no jogo e nem para ganhar os prêmios - ou seja, o jogo não é limitado apenas à quem é jogador viciado.

Todo o cenário do jogo é muito bem contextualizado com o produto da Panasonic. Você se aventura dentro da telinha da câmera, interage com os símbolos dela, acessa alguns efeitos (como o zoom) e tem o menu do jogo todo construído em cima dos próprios botões da câmera. Além disso, o jogador pode acessar informações sobre o produto sem cancelar ou interromper o seu jogo.

Além disso, você pode responder uma rápida pesquisa enquanto espera o jogo carregar. Boa idéia para quem não tem internet rápida e precisa aguardar bastante!

Sobre o desenvolvedor

A Inbox Digital é uma empresa inglesa e já criou diversos advergames, incluindo o divertido Jelly Jumper para a Logitech (aquela que faz teclados, mouses e outros acessórios de PC).

Aqui está o site da empresa: http://www.inbox.co.uk/

Acesse diversos outros advergames dela aqui: http://www.inbox.co.uk/whatwedo.php?do=online

Referências

O estilo "Ação em plataforma" engloba qualquer joguinho que você deve controlar um personagem que se locomove por um cenário fixo ou móvel, na perspectiva lateral do cenário, com o objetivo de encontrar a saída para o próximo estágio.

O primeiro jogo famoso nesse estilo foi Donkey Kong, desenvolvido pela Nintendo. Esse jogo foi o responsável pela entrada da empresa no mercado americano em 1981, atingindo enorme sucesso de vendas nos Fliperamas dos Estados Unidos, possibilitando, 4 anos depois, o lançamento do videogame NES no país.

Donkey Kong --- (1981 - Nintendo para Arcade) - http://en.wikipedia.org/wiki/Donkey_kong

Outros famosos sucessos nesse estilo:

Super Mario Bros. --- (1985 - Nintendo para NES) - http://en.wikipedia.org/wiki/Super_Mario_Bros.

Sonic --- (1991 - SEGA para Mega Drive) - http://en.wikipedia.org/wiki/Sonic_the_Hedgehog_%28video_game%29

Pitfall! --- (1982 - Activision para Atari 2600) - http://en.wikipedia.org/wiki/Pitfall%21

Jungle Hunt --- (1982 - Taito (Technos) para Arcade) - http://en.wikipedia.org/wiki/Jungle_Hunt

Keystone Kapers --- (1983 - Activision para Atari 2600) - http://en.wikipedia.org/wiki/Keystone_Kapers

Castlevania --- (1986 - Konami para Famicom Disk System) - http://en.wikipedia.org/wiki/Castlevania

Double Dragon --- (1987 - Taito (Technos) para Arcade) - http://en.wikipedia.org/wiki/Double_dragon

Mega Man --- (1987 - Capcom para NES) - http://en.wikipedia.org/wiki/Mega_Man_%28video_game%29

Minha avaliação

Pontos fortes:

- O jogo não é construído só pros "gamers". Tem um bom desafio, com dificuldade é baixa no início e alta no final.

- O sistema de premiação é muito inteligente: descontos são dados aos jogadores que vão mais longe. Chegar até o nível 10 e ganhar 10% de desconto na câmera não é muito difícil... o que não acontece para quem passa as 25 fases para ganhar 15%!!

- O jogo é muito bem contextualizado com o produto. Em nenhum momento você é violentado com alguém te vendendo o produto, com um "compre a câmera agora!! tem o melhor zoom do mundo!! UHUUW! \o/ ".

- Você pode saber mais sobre o produto sem interromper o seu jogo. As informações apresentadas são rápidas, diretas, objetivas - e por isso mesmo fácil de serem assimiladas.

- Há uma pesquisa sobre o consumidor que está bem localizada: aparece quando você espera carregar o jogo. Ninguém é obrigado a respondê-la para acessar o jogo e por isso mesmo não é invasiva.

- Você tem um número ilimitado de vidas. Pode morrer à vontade e ainda continuar jogando.

- Se você perder a paciência porque morreu 50 vezes na penúltima fase, não se chateie. O jogo salva o seu progresso.

Pontos fracos:

- NENHUM!!!! =D

Siga o bom exemplo aqui: http://www.templeofzoom.co.uk/

terça-feira, 10 de julho de 2007

A secretária, o lança chamas e o elefante inflável


Acesse o jogo aqui ( http://www.chevrolet.com.br/game/ )
Nome: Prisma Test Life
Língua: Português
Desenvolvido por: NuYoung Creative
Estilo: Animação interativa
Premiação ao jogador: Não

Você está em um dia comum de sua vida. Ir para o trabalho, pegar as crianças na escola, se preparar para uma viagem com a família... enfrentar uma secretária com um lança-chamas e destruir monociclos bizarros com um elefante inflável. Bem vindo ao Prisma Test Life!!


Sobre o jogo

Não há como negar: os gráficos desse advergame são fantásticos. A animação não perde em nada para o do premiado "Get the Glass" americano, sendo muito semelhante ao tipo de animação dos desenhos da Disney-Pixar. Vindo de uma agência de renome como a NuYoung, com um belo portfólio, já era de se esperar uma linda animação.

Mas a história do videogame comprova: um bom jogo não é feito de gráficos maravilhosos.

O jogo em si perde muito. Não há desafio. Tá certo que um advergame deve ser simples e intuitivo, mas fizeram um sistema tão simples que qualquer macaco bem treinado consegue avançar as telas - principalmente porque as possíveis respostas "brilham" para ter certeza que você não vai errar.

O tema do advergame é o Prisma, um carro novo da Chevrolet, que aparece na segunda fase do jogo. No entanto, o produto não é introduzido no jogo como um "product placement" - aquele produto que aparece quase que "sem querer" no meio da narrativa, sem atrapalhar o contexto original. Ao invés de usar alguns bons exemplos americanos desse tipo de propaganda, os criadores decidiram usar o método "novela da Globo" e começam a apontar descaradamente os detalhes, vantagens e características do carro para o jogador. Nesse momento senti que estava jogando uma propaganda de TV... o game perdeu toda a pouca graça que tinha.

O único momento que eles acertam a mão na propaganda é na terceira fase, quando você se prepara para uma viagem e não pode esquecer nada. Nem perca tempo lendo e muito menos decorando os itens que aparecem na lista - basta clicar em tudo que você vê para avançar. No final da fase você vê o Prisma estacionado na garagem, como parte do cenário. Mas depois que você passa da tela já voltam a gritar "NOSSA! QUE PORTA MALAS ESPAÇOSO!!! \o/ "

Apesar de utilizarmos a palavra "advergame" (advertising+game), esse tipo de jogo não é uma propaganda que se joga!!!

PARA O JOGADOR o Advergame é um jogo, de preferência divertido e desafiador, que prende a atenção. Todo o tema do jogo converge para o produto/ serviço/ marca, mas não é o próprio!! Ele "veste" a narrativa, mas não é ela.

O melhor de toda essa experiência é que, ao final do jogo, você pode continuar a ocupar o seu tempo livre puxando a versão de celular.

Sobre o desenvolvedor

A NuYoung é uma famosa agência de publicidade que fez inúmeros BONS trabalhos, incluindo aí animações e web design.

Veja alguns trabalhos aqui, em seu site:

http://www.nuyoung.com.br/works_motion.asp)

Referências

O estilo "animação interativa" surgiu com o jogo Dragon's Lair, sendo o primeiro Arcade com animação total construído em Laser Disc.

Esse jogo foi desenvolvido em 1983!!

Vejam um cidadão jogando a versão arcade aqui: http://www.youtube.com/watch?v=wVvlTx49l5k

Nos vídeos é possível escutar um "bip" agudo ao fundo. Cada bip é um comando correto inserido pelo jogador. Enquanto ele acerta os comandos (cima, baixo, esquerda, direita e ataque). Quando erra-se um comando, a animação muda para uma que mostra a derrota do herói "Dirk the Daring"

Esse estilo foi bastante utilizado pelo Sega CD da SEGA (lançado no Brasil pela Tec Toy), onde as animações foram substituídas por filmes como no jogo Tomcat Alley (http://www.youtube.com/watch?v=_gwjeXOhKg8).

A SEGA também lançou jogos em Holograma no mesmo estilo: Veja aqui o Time Traveller: http://www.youtube.com/watch?v=QtNL37Ec2sA

Fotos da cabine: http://www.hortonaviation.com/timetrav/ttpics.html/

Minha avaliação

Pontos fortes:

- O gráfico do jogo é impressionante.

- A animação é muito boa

- Os desenhos são fantásticos

- Eu já disse que o gráfico é bom?

Pontos fracos:

- É só o gráfico que é bom.

- Não há desafio

- A narrativa do jogo é "nonsense", sem justificativa alguma para ser dessa forma. Porque eu ataco uma secretária com lança chamas? Porque a máquina de foto-cópia quer me destruir com o papel? Porque sai um elefante inflável de trás do carro????

- É uma propaganda interativa, e não um jogo.

- Tenha internet ULTRA RÁPIDA ou tenha muita paciência.

Faça sua própria avaliação clicando aqui: http://www.chevrolet.com.br/game/

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Novo advergame americano para quem gosta de viajar!


Novo advergame americano para quem gosta de viajar!

Acesse o jogo aqui (http://www.thuletrail.com/ )
Nome: Thule Trail
Língua: Inglês
Desenvolvido por: Thule Sweden
Estilo: Aventura (modelo anos 80)
Premiação: Sim (não divulgada dentro do jogo)

Nesse advergame, você deve adotar o espírito americano do "pé-na-estrada" e programar uma viagem de 2000 milhas entre Chicago e Santa Barbara.

Sobre o jogo
Seu objetivo é chegar "são e salvo" até o Atlantis Music Festival. Para isso, deve levar em consideração a comida necessária, peças sobressalentes e munição para sua espingarda, que você pode usar para caçar alguma coisa na falta do rango.
Não se esqueça que a viagem é longa... e chata - A moral dentro do seu carro vai caindo com o tempo, por isso é importante gastar um dinheiro com revistas, CDs e jogos!

Sobre o desenvolvedor
Não consegui identificar o que é o Thule Trail com 100% de certeza, mas parece um clube de amantes de viagens, patrocinado por diversas empresas relacionadas.
O jogo não comenta sobre nenhum de seus grupos patrocinadores, no entanto. Parece apenas ser um serviço extra para quem acessa o site.

Referências
O jogo é totalmente baseado nos antigos games ao estilo "Adventure" para os primeiros computadores. Existiam PANCADAS deles nos anos 80! Alguns exemplos são Lucifer's Realm, The Institute, Borrowed Time, Buckaroo Banzai in Fifth Dimension e The Dark Cristal (lembra do filme?) para os computadores Atari 800, Apple II, ZX-Spectrum e Commodore 64.
Veja cenas dos jogos aqui:
Lucifer's Realm: http://ekranownia.atari8.info/szukaj.php?fraza=lucifer&szukaj=tytul
Buckaroo Banzai in Fifth Dimension: http://ekranownia.atari8.info/szukaj.php?fraza=buckaroo&szukaj=tytul
Dark Cristal: http://ekranownia.atari8.info/szukaj.php?fraza=dark+crystal&szukaj=tytul

São jogos simples, com total ênfase ao texto, que permitem ao jogador escolher o caminho que os personagens seguem na história, lembrando muito os livros "Aventuras Fantásticas".
Saiba mais sobre essa série de livros aqui http://pt.wikipedia.org/wiki/Aventuras_Fant%C3%A1sticas

Minha avaliação
Pontos fortes:
- O jogo é bastante intuitivo e simples. Qualquer pessoa que saiba ler inglês e usar um teclado pode jogá-lo sem dificuldades.
- Para um jogo desse estilo há bastante personalização: você pode por o nome dos seus personagens e escolher seu carro.
- O jogo é bastante auto-explicativo. Se você sabe os comandos, não terá problemas.

Pontos fracos:
- Não há explicação de como se joga. Se você não imaginou que deve escolher a opção numerada e clicar ENTER, não sairá do lugar. Em respostas de "sim ou não", você deve teclar Y ou N (enter) - mas ninguém explica isso pra você.
- Se você está jogando para ganhar os prêmios, prepare-se para treinar bastante: o Randy e a Ashley já DOMINARAM o placar do jogo.
- Ele pode travar se você minimizar a janela.
- Você escolhe os caminhos, mas a impressão é que a chance de você se ferrar é imensamente maior do que de algo dar certo, o que pode irritá-lo durante o jogo.

Novamente, segue o link para o jogo: http://www.thuletrail.com/

terça-feira, 3 de julho de 2007

Sony faz parceria com a Nielsen para pesquisar propaganda dentro do ambiente de jogo

Depois do sucesso de Second Life, a Sony propôs um "jogo" no mesmo estilo chamado Home.
A Sony não é boba. Ela viu o sucesso publicitário que Second Life fez e quer um pedaço desse bolo.
A sua parceria com a Nielsen mostra que ela tem interesse de construir o jogo visando principalmente o mercado de anunciantes.

A parceria visa uma melhor obtenção de medidas e resultados sobre propaganda dentro do ambiente online, começando esse estudo nos Estados Unidos, por enquanto. A Sony vai compartilhar estatísticas da "PlayStation Network" com a Nielsen, incluindo aí os jogos mais jogados e conteúdo mais acessado através do jogo Home de forma a direcionar os esforços publicitários à grupos de pessoas e áreas específicas.

Anunciantes observarão os dados coletados e decidirem por si só onde colocarão suas propagandas, além de acompanhar como elas estão impactando o público e a área escolhida.

Veja um pouco do jogo HOME aqui:
http://www.gamespot.com/video/938621/6166939/home-official-movie-1
http://www.gamespot.com/video/938621/6171027/playstation-home-cutscene-1

Fonte: http://www.ps3fanboy.com/2007/07/02/scea-partners-with-nielsen-to-track-in-game-advertising/