quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Notícia da Época Negócios

Publicitário. com - Bob Greenberg, pioneiro da propaganda na web, aposta na fusão de criatividade com alta tecnologia para reinventar a publicidade.

O que me chamou mais a atenção foi o último quadro, que fala sobre a campanha da Yahoo! onde podia-se jogar videogame no telão da Times Square!

No site de sua agência, a R/GA, não encontrei nenhum "Street Fighter em tela de 1000 polegadas", mas tem bastante referência aos seus trabalhos - a maioria relacionada ao ambiente online.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Games na Sala de Aula 2


Jogador de Star Wars Miniatures, D&D Miniatures, Anachronism, HeroClix, Magic, Atacktix, RPG, Playstation, Wii e Poker.
Além disso, que ele mesmo nos conta pelo seu blog, é Professor da ESPM e um amigão. Vicente Mastrocola faz parte de um grupo de pessoas que estão tentando levar os jogos eletrônicos à sério no Brasil, estudando e desenvolvendo a indústria dos games.
Em seu trabalho mais recente, Vincent Vader (como é mais conhecido pela faculdade) participou da equipe de roteiristas do “Vivo em Ação 4”, continuação de uma série de jogos de sucesso para os celulares da empresa Vivo.

Essa experiência acaba indo pra sala de aula. Em uma de suas oficinas ele levou um Nintendo Wii para o pessoal entender mais sobre interatividade e imersão. Todos jogaram e depois fizeram seu próprio advergame. Na foto, ele deixa claro: quem não foi, perdeu.

O melhor de toda essa história é que é através da publicidade que a indústria nacional dos videogames está achando espaço para se desenvolver.

Se você é mais um daqueles fãs de videogame, RPG e outras coisas, faça como nós: jamais desista. Há sempre espaço pra quem tem boas idéias... e muita força de vontade.





sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Mestre do Master!

Se você reconheceu esse bichinho da foto, você viveu os anos 90.

Agora, se você ainda tem seu Master System ou adora passar um tempinho jogando ele no Emulador, eu te dou um desafio!! >=)

Em "Master System Desafio Musical", você escuta as músicas e insere o nome correto nos espaços correspondentes. E já vou avisando: não é fácil!!

O jogo foi construído pelo Hugo Sakai, meu amigo programador de games. Passamos um dia todo coletando músicas "clássicas" do Master System, que no mínimo remetiam à uma ótima época da nossa infância. A minha participação foi na idéia, no incentivo, na seleção das músicas e no layout da página... =)

Sintam-se à vontade para postar qualquer comentário sobre o jogo neste tópico, sejam elogios ou críticas!

Acesse o jogo por aqui ou clique no link do lado direito deste blog.

Boa sorte!!

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Em Energyville a brincadeira é séria!

Conversa hipotética da galera da agência produtora do advergame Energyville com a empresa Chevron:

Chevron: “nosso problema de comunicação é o seguinte: precisamos explicar pro consumidor final quais são os tipos de energia disponíveis, o impacto social, econômico e ambiental do uso de cada um, bem como educá-lo com relação às práticas de uso de energia do ponto de vista administrativo de uma cidade, possibilitando e incentivando a discussão desse tema dentro dos temas de preocupação pública.

Agência: “Aaahh fácil! Já jogaram Sim City?”


Antes fosse tão fácil assim. Mas a idéia de um jogo construído em cima da strutura do game Sim City, mas de maneira mais simplificada, caiu como uma luva para as necessidades da Chevron.

Em Energyville, você precisa alimentar uma cidade com energia. Escolher as fontes mais poluentes pode trazer vantagens de custo, mas causam impacto ambiental. O contrário ocorre com fontes como a energia eólica e a solar. Ainda é preciso levar em consideração o fator “segurança”, que envolve os riscos de utilizar diversas fontes de energia, ou apenas uma.


Esse tipo de jogo é conhecido lá fora como “Serious Games” - mais um daqueles termos, como imersão, que todo mundo usa mas ninguém sabe com certeza o que significa. Pela minha observação, um “serious game” é um jogo que tem algum conteúdo educativo, não necessariamente sério. Um jogo como o Energyville, bem como o Sim City, é educativo, é sério, mas não deixa de ser entretenimento.

É. Não é brincadeira. Mas é divertido. =)

Essa foi uma dica do Thiago Pronunciato, da FBiz. Valeu Thiagão!