sexta-feira, 28 de setembro de 2007

O Mundo da Cerveja... com games!

Acesse o site por aqui (http://www.stellaartois.com)

Nome: site da Stella Artois
Língua: Inglês e francês
Desenvolvido por: Stella Artois
Estilo: Filme Interativo/ Aventura gráfica em primeira pessoa
Premiação ao jogador: Não


Aaaahh, a publicidade. Em que outra situação teríamos a chance de consumir produtos em tom de brincadeira? O que farei aqui não é uma análise de jogo, apenas, mas também do novo site da cerveja belga Stella Artois!

Não, eu não mudei o foco das minhas análises. Continuo jogando os advergames pela internet, sendo bombardeado por propagandas interativas e tranqueiras sem graça para filtrar o que realmente existe de bom na rede. Algumas vezes trago uns casos mal sucedidos, mas aqui é definitivamente o oposto!

Falarei aqui de um site todo, construído em cima da estrutura de game.

O Site da Stella Artois, cerveja premium, é um grande filme interativo como víamos nos anos 90 com a popularização do “multimídia”, dos diversos jogos em CD.

Existem alguns joguinhos espalhados pelo site, mas ele inteiro é uma grande brincadeira. Aliás, essa é a nova mania das empresas: criar “mundos” lúdicos, ambientes divertidos e contextualizados com a marca da organização para geração e fixação de valores na mente de consumidores. E a Stella Artois faz isso muito bem!

Imersão em cerveja!

Se você for um total ignorante em cervejas, assim como eu sou, vai sair do site achando que entende tudo do assunto. Assim como naqueles filmes que nos deixam tão compenetrados que fugimos da realidade, eu fiquei tanto tempo passeando nesse ambiente online super imersivo que a cerveja subiu à minha cabeça! Ou melhor... a imagem da marca dessa cerveja subiu...

Entrando no espírito da brincadeira, vou “separar os ingredientes” desse site e mostrar como cada momento tem seu sabor. Mostrarei que cada clique de mouse (assim como cada gole da cerveja) deve ser devidamente apreciado e analisado. Afinal de contas, não estamos falando de um só jogo, um só ingrediente, mas sim uma complexa mistura que dá o seu sabor característico!

Comecemos essa frescu... ahn, essa análise pelo jogo principal da campanha, o Le Courage!

GAME 1 - Le Courage

Parte importante da última campanha da Stella Artois, o jogo “Le Courage” convida o jogador a entrar em um mundo fantástico ambientado em 1366, quando “fazer a cerveja perfeita era muito mais difícil”.

Ele se passa em um mundo onde a imaginação e a crença dos homens da época são, na verdade, bastante reais. E esse mundo hostil dificulta o preparo da boa cerveja. Ambientação 100% de acordo com os conceitos da marca!

A alta qualidade gráfica deixa o jogo muito imersivo. Isso significa que é muito difícil não prestar atenção nos detalhes, ter sensações durante o jogo, ficar maravilhado pela própria tecnologia que apresenta a brincadeira.

Com relação ao jogo em si, nada de mais. Pelo contrário, ele é simples, muito intuitivo e pouco desafiador. E quanto a premiação? É sempre importante ter prêmio para que o jogador se mantenha jogando. Mais que isso, é essencial para que deixe o jogador estimulado a continuar. E cadê o prêmio disso?? Fácil: eu duvido que qualquer pessoa que jogue Le Courage se contente em ver APENAS uma cena. A graça do jogo em filme interativo (e o prêmio do jogador) é avançar pelas cenas, ver os outros filmes, até mesmo aqueles que se perde.

Provavelmente a idéia não era fazer um game, mas sim uma brincadeira que contasse a história ou passasse valores para a audiência. É mais que um filme publicitário, é um filme interativo!

GAME 2 - Le Defí (desafie um amigo para jogar junto)

A idéia desse trecho do site é excelente: um ambiente com diversos mini-games que fariam o papel do “marketing viral”, onde aqueles que jogam tem a possibilidade de indicar o site para um amigo.

Não acredito que esses joguinhos foram bem executados, no entanto. É com certeza a parte que mais destoa do site em imagem, mas para os fãs da série Myst é aqui que a referência ao jogo é grande.

O grande problema aqui é que esse trecho do site é muito lento, sem desafio nem emoção. Você, como um amante dos jogos de lógica, me questionará dizendo “mas são jogos de raciocínio! A emoção está em resolvê-los!”. Ok, concordo. Mas então porque colocar limite de tempo para terminar? É para pensar ou para sentir a pressão do tempo? Faria mais sentido se houvesse um placar com “os mais rápidos” – quem gosta de jogar com tempo, ficaria muito contente.

Infelizmente a maioria dos joguinhos não oferece desafio. A idéia de colocar tempo pra terminar a fase foi péssima, principalmente porque a cada vez que se perde é obrigado a ver o vídeo do “game over” e do início do jogo... o que dá uns 40 segundos de espera – um tempo muito grande para alguém que pode sair do advergame com um movimento de pulso e de dedo indicador.

Como esse trecho do site é só de mini-games, imaginei que eu teria alguma motivação para jogar todos (além da vontade de fazer a análise). Qual é a premiação do jogo? Qual é a minha motivação como jogador de terminar os diversos jogos? E depois, de querer passá-los para meus amigos? NENHUMA!! Eu não ganho cerveja, nem entro em um placar! Ganho apenas um “parabéns”. E ainda pedem pra eu mandar isso para meus amigos...

Os joguinhos:

Wheels of Steel - Jogo de memória estilo “Genius
Hall of Mirrors
– Jogo de agilidade de raciocínio: ajeite os espelhos para passar a luz
Towers of Leuven
– Clássico jogo de lógica, onde deve-se passar as 5 engrenagens para o outro lado do tabuleiro
Axels of Evil
– mais um jogo de lógica, reduzido à um jogo de agilidade de raciocínio – impeça as engrenagens de girar, mudando a posição delas no cenário
The Battle of the Bearings
– Lógica, lógico. Deixe todos os pinos de cobre no mesmo anel. Para quem gosta do estilo, esse é o mais desafiador dos games.

REFERÊNCIAS

No começo dos anos 90 houve uma explosão de jogos em “multimídia”, ou seja, que convergiam mídias diferentes em uma mesma mensagem. Para os jogadores isso significou games com som muito melhor e cenas de filmes.

Alguns games foram construídos totalmente baseados em desenhos e filmes, sendo o SEGA CD, complemento do Mega Drive da SEGA, o videogame pioneiro em apresentar jogos nesse estilo. Mas nessa época os jogos multimídia já tinham aparecido nos PCs.

O estilo do site lembra bastante o jogo Myst, que deu origem a toda a série de 5 jogos para PC e videogames, onde você entrava em um mundo e deveria explorar todos seus enigmas e quebra-cabeças para poder sair.

Saiba mais sobre Myst e sua série aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/Myst

Ou veja o vídeo com a versão mais recente, totalmente em 3D – abandonaram os vídeos mas mantiveram a jogabilidade.

Pra falar a verdade, não encontrei nenhum vídeo ou site que apresente trechos do jogo. Provavelmente porque, apesar de Myst ser de 1992, a empresa ainda está lançando as novas versões do jogo. Não, não são sequências – que aliás já saíram várias, uma inclusive online – mas sim versões do MESMO jogo lançado a 15 anos atrás, tamanho o sucesso do game.

De qualquer forma, recomendo que qualquer pessoa que queria entender sobre “imersividade” jogue Myst e suas sequências.

Sobre a campanha

Ela pode ser totalmente acessada pelo próprio site! Veja o que você encontra em cada parte:

La Publicité

Vídeos com as diversas propagandas da campanha da cerveja, incluindo aqueles que envolvem a campanha atual (Le Courage e La Bouteille)

É através desses vídeos que pode se perceber os valores que a empresa comunica, e que a marca do produto leva consigo.

L’Origine

Nunca o histórico de uma empresa foi contado de maneira tão imersiva. Você viaja no tempo e passa por cada momento importante para a empresa Stella Artois, com a narração dos personagens que fizeram sua história. Contado através de vídeos, pode-se escolher qual momento da história acessar primeiro.

L’Étranger

Outro mini-game de vídeo interativo que “ensina” o ritual de servir a cerveja. Mais legal do que acertar os mini-games é perder de propósito, para escutar o mestre cervejeiro resmungar e bravejar... em francês.

Quanto melhor você vai no jogo, melhor é a sua nota. O que você faz com ela? Nada... só mostra para seus amigos que você teve mais paciência de ficar testando as possibilidades, decorou e usou todas até chegar na nota máxima. Ao final, você pode servir a bebida que preparou para um amigo.

Na verdade, nem dá para chamar isso de jogo. É um vídeo em flash com interatividade, muito semelhante em estrutura ao próprio Le Courage. Ficaria um pouco repetitivo em análise falar dele também. Deixo pra você explorar este daqui... =)

Minha avaliação

GAME 1 - Le Courage

Pontos fortes:

- MUITA imersividade
- cenários ricos e criativos.
- qualidade gráfica altíssima
- A contextualização do jogo está totalmente de acordo com os valores da marca
- O controle do jogo é m
uito simples! Basta um mouse. Algumas vezes não precisa nem clicar!

Pontos fracos:

- O jogo é intuitivo... demais! O desafio é muito baixo.
- É muito curto!

GAME 2 – Le Defí

Pontos fortes

- Gráfico: os efeitos de vídeo e som são de altíssima qualidade. Imersivos, envolventes e bonitos!

- Variedade: ter no mesmo ambiente diversos joguinhos rápidos e de fácil acesso é sempre gostoso: quem não gosta de um, pula pro outro sem dificuldades!

Pontos fracos

- Porque tem tempo??
- as animações são bonitas, mas são longas. Cansam o jogador
- A maioria dos jogos são muito fáce
is.
- Não há incentivo!

Avaliar os jogos separadamente talvez seja um erro. Porque o que faz desse site uma referência é o conjunto todo, e não apenas o trecho de games. E quando se soma todas as partes, tem-se um site muito inteligente, divertido, bonito e que não foge em momento nenhum das características da marca, do produto, da empresa e de toda a ambientação que esse “mundo da cerveja” possui.

Fiz a análise separada porque eu acredito que os publicitários tem muito à aprender com a própria indústria dos games, já que é muito difícil acharmos advergames que sejam realmente bons.

As desculpas que costumo escutar são “o meu público não é gamer, jogador como você. Não dá pra colocar um desafio muito alto!”.
Para esses, eu respondo: o seu público pode não ser jogador, mas se está entrando em um ambiente de joguinhos é porque, no mínimo, espera se divertir. E não existe diversão em um game sem um bom desafio. Se fosse o contrário, o que seria da Atari, que ganhou rios de dinheiro no final dos anos 70 vendendo um conceito novo (videogame) para as famílias americanas brincarem em casa! E me aponte um bom jogo de Atari que não tenha desafio!!

Bah... vou tomar uma cerveja...

Sinta-se imerso em cerveja acessando aqui: http://www.stellaartois.com

Nenhum comentário: