quinta-feira, 18 de setembro de 2008

A LINGUAGEM DO JOGO

FREE CULTURE GAME É BOM EXEMPLO DE COMO OS GAMES PODEM SER BEM UTILIZADOS COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO.

Já faz algum tempo que defendo a idéia de que os jogos eletrônicos podem ser utilizados como uma estrutura de comunicação. Seu uso comum nos videogames e PCs é o entretenimento, cujo objetivo é divertir o jogador, mas já faz algum tempo que algumas organizações utilizam os games como uma maneira de passar alguma mensagem para o jogador, de maneira a educá-lo, ensiná-lo.

The Free Culture Game é um jogo com um objetivo de comunicação bastante claro: apresentar para o jogador uma teoria a respeito do uso dos direitos autorais em ambientes colaborativos, bem como demonstrar a relação entre o ambiente colaborativo e as práticas mercadológicas vigentes.



(Free Culture Game: o jogo utilizado como estratégia de comunicação)

Parece um tema complexo e indigesto. E é mesmo. A beleza deste jogo vem exatamente da maneira como que o seu criador conseguiu trasnformar essa complexidade em algo bastante simples e, além de tudo, divertido. É a simulação lúdica transformada em meio de comunicação.

Em "Free Culture Game" o círculo central é o "common", que deve ser compreendido como apresentado pela Creative Commons: algo como um ambiente comum de gestão de conteúdos e informação. Nesse ambiente, as pessoas (verdes) produzem idéias e se alimentam delas. Quanto mais pessoas dentro do common, mais idéias são geradas. O que você precisa fazer é "empurrar" com o cursor as idéias para todos que estão lá dentro.

Se você não dá idéias para as pessoas dentro do common, elas vão se tornando cinzas, até saírem desta área e irem para o círculo exterior, denominado "mercado". O mercado é onde as idéias são comoditizadas e vendidas.

No mercado, há um ícone cinza que "puxa" as idéias geradas dentro do commons. Seu objetivo é transformá-las em idéias registradas (com copyright), criando escassez de idéias dentro do common.


(A beleza do jogo vem da maneira como transforma o complexo e "indigesto" em simples, agradável e divertido)

Um bom jogo que é simples e bastante criativo, tanto do ponto de vista da estrutura de jogo quanto da comunicação (a maneira como passa a mensagem).

E por favor: não chamem este jogo de "educativo". É uma palavra que já foi bastante utilizada para retratar os games que retratam o conteúdo escolar básico, como jogos de matemática, física, línguas etc., cuja execução remete ao próprio ambiente da escola. Considerando que os jogos são simulações, o que conhecemos por jogos "educativos" são simulações do ambiente escolar, e não simulações das práticas da historia, por exemplo - o que o jogo Civilization faz muito bem. O jogo "Free Culture Game" simula as práticas de mercado, de maneira que o jogador possa compreender as complexidades desta realidade ao interagir com as imagens.

Que sirva de exemplo para aqueles que fazem games "educativos".

Nenhum comentário: