segunda-feira, 7 de março de 2011

Metendo o Pau nos Social Games!!

Recentemente aconteceu em San Francisco, no Moscone Convention Center, o GDC (Game Developers Conference), onde vários produtores, programadores e outros agentes da indústria dos games americana se reuniram para apresentar novidades e discutir o que vem sendo feito.

Entre as diversas discussões, achei essa particularmente interessante. Desenvolvedores de Social Games reclamando que a indústria pode ir bem nos números, mas não vai tão bem para quem desenvolve, e não necessariamente para os jogadores também. Pelas reclamações feitas, nota-se que grande parte dos jogos estão tentando copiar o sucesso do Farm Ville, o que é pode ser limitante do ponto de vista do desenvolvimento criativo.

Há uma reportagem boa (em inglês) no Joystiq.com que comenta sobre a apresentação inteira. Vejam aqui!

E abaixo a apresentação de Scott Jon Siegel, designer da Playdom, que achei particularmente interessante. Afinal, não é sempre que temos a visão de um desenvolvedor sobre a própria indústria.
A Social Games Rant

Em síntese:
- A indústria está ganhando dinheiro, envolvendo usuários e criando empregos, mas não está fazendo bons Social Games
- Entre 2009 e 2010, a indústria dos Social Games mudou radicalmente com o Farm Town (Slashkey, 2009), um jogo feito por uma pequena empresa que acabou sendo copiado por todas as grandes do setor (como a Zynga com o FarmVille)
- A partir desse jogo, a nova fórmula virou: a)mecânicas de re-visitação baseadas em tempo; b)adição de vizinhos; c)solicitação de presentes; d) ênfase em sessões de jogo maiores; e)investimento em publicidade; f) Cross-promotion (promoção e descontos em outros jogos)
- Para Siegel, a solução é fazer jogos que envolvam o jogador "mentalmente", dentro de um círculo mágico*. Para isso, é preciso abandonar esta fórmula e rever os jogos mais antigos.

A visão de Siegel é radical, mas pouco fundamentada. Ele não explica muito bem porque essas fórmulas devem ser abandonadas. Afinal, estão dando dinheiro, não? Talvez, para os desenvolvedores, apenas copiar uma mesma mecânica pode ser uma chatice... mas foi assim com Space Invaders, Super Mario, Street Fighter, GTA, God of War...

Quando os usuários começarem a enjoar dessa mecânica ou quando algum desenvolvedor (como Siegel) começar a ocupar espaço com alguma boa idéia, o cenário deve voltar a se inverter, com novos paradigmas sendo criados... e copiados.

Será tão errado assim copiar o que está dando grana?

Do Joystiq.com

Nenhum comentário: