sexta-feira, 25 de maio de 2007

Bonecas Virtuais e a indústria dos brinquedos

Empresas de entretenimento conseguiram atrair um grande público feminino para o ambiente de jogo com as bonecas virtuais.

Para as leitoras: lembram-se das bonecas de papel? Aquelas que eram desenhos de meninas que você recortava suas diversas opções de roupas e acessórios e depois colava ou grudava por cima da menina... esse era um jeito barato de brincar de moda. As meninas com perfil de estilista desenhavam e recortavam as próprias roupas.

Isso pode ser feito online agora. Você se cadastra no site e já começa brincadeira.

Eis aqui algumas opções:

Stardoll - http://www.stardoll.com/en/ - crie e vista as celebridades de “papel”

GirlSense - http://www.girlsense.com/premium/ - comunidade de bonecas de papel

Gaia Online - http://www.gaiaonline.com/ - mundo virtual em estilo Anime.

Em GirlSense, por exemplo, você cria o seu avatar, que é como você será reconhecido pelos outros jogadores da comunidade. Assim como nas bonecas de papel, você escolhe as roupas da sua boneca e a veste. Mas com alguns diferenciais:

1. A brincadeira se extende para outros lados ‘fashion”, como a manicure e pedicure.

2. O ambiente oferece muitas possibilidades, como criar seu próprio clip de música com suas bonecas, suas revistas em quadrinhos, seus adesivos etc.

3. O site tem E-Boutiques, onde você pode comprar e vender as roupas que você mesmo desenha.

Brincando de negócios

Muitos jogos desse tipo tem dinheiro virtual, como os Trollars do Trollz e o Gold do Gaia Online. Alguns deles ainda permitem que você gaste dinheiro de verdade para comprar os itens para suas bonecas.

No GirlSense, os jogadores podem montar sua própria loja de moda com as roupas que desenha e vendê-los por G-cents para os outros jogadores da comunidade. Esse dinheiro virtual serve para comprar roupas e acessórios novos para ampliar sua boutique e também para comprar espaço publicitário. Isso significa que você pode, gastando G-cents, ter um destaque maior para a sua loja dentro do site através de banners.

Sarah Grimes no site Gamine Expedition comenta outro autor, que afirma: “Stardoll vende algo entre 60.000 e 180.000 itens por dia”. E isso pode ser convertido em dinheiro real, de forma semelhante como acontece em Gunbound ou em Second Life.

Grandes marcas na jogada

Barbie Girls - http://www.barbiegirls.com/home.html - crie seu avatar e compre roupas no shopping virtual.

Disney Fairies - http://disney.go.com/fairies/ - crie sua fada, decore seu quarto e brinque com ela

Trollz - http://www.trollz.com/home/ - crie e brinque com seu próprio Troll dentro de Trolzzopolis.

Empresas grandes como a Mattel, Disney e DIC estão utilizando esse conceito para expandir a experiência de suas marcas e produtos. Além de toda a imersão dentro da marca que ele sozinho propõe, esses ambientes virtuais são um grande complemento para o produto e sua imagem. A Mattel, por exemplo, deseja vender MP3 players inspirados na Barbie e que interaja com o site “Barbie Girls”.

Utilizar mundos virtuais já deixou de ser novidade – vide Second Life. Mas as empresas estão encontrando cada vez mais novas oportunidades de comunicação e imersão na marca através do ambiente de jogo, o qual a internet ajuda a divulgar e interagir com enorme facilidade.

Consegue enxergar o tamanho da oportunidade publicitária?

Mais informações em

http://gamineexpedition.blogspot.com/2007/05/anastasias-valley-of-virtual-dolls.html

http://businessweek.com/technology/content/may2007/tc20070523_707199.htm

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