quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Em Energyville a brincadeira é séria!

Conversa hipotética da galera da agência produtora do advergame Energyville com a empresa Chevron:

Chevron: “nosso problema de comunicação é o seguinte: precisamos explicar pro consumidor final quais são os tipos de energia disponíveis, o impacto social, econômico e ambiental do uso de cada um, bem como educá-lo com relação às práticas de uso de energia do ponto de vista administrativo de uma cidade, possibilitando e incentivando a discussão desse tema dentro dos temas de preocupação pública.

Agência: “Aaahh fácil! Já jogaram Sim City?”


Antes fosse tão fácil assim. Mas a idéia de um jogo construído em cima da strutura do game Sim City, mas de maneira mais simplificada, caiu como uma luva para as necessidades da Chevron.

Em Energyville, você precisa alimentar uma cidade com energia. Escolher as fontes mais poluentes pode trazer vantagens de custo, mas causam impacto ambiental. O contrário ocorre com fontes como a energia eólica e a solar. Ainda é preciso levar em consideração o fator “segurança”, que envolve os riscos de utilizar diversas fontes de energia, ou apenas uma.


Esse tipo de jogo é conhecido lá fora como “Serious Games” - mais um daqueles termos, como imersão, que todo mundo usa mas ninguém sabe com certeza o que significa. Pela minha observação, um “serious game” é um jogo que tem algum conteúdo educativo, não necessariamente sério. Um jogo como o Energyville, bem como o Sim City, é educativo, é sério, mas não deixa de ser entretenimento.

É. Não é brincadeira. Mas é divertido. =)

Essa foi uma dica do Thiago Pronunciato, da FBiz. Valeu Thiagão!

Um comentário:

DiegoFerrite disse...

Maurão, atendo Banco Real aqui na agência, e como estão sempre preocupados com a sustentabilidade, foi uma ótima referência de ação diferenciada para abordar o tema. Bela matéria!