quinta-feira, 6 de março de 2008

IAB e os Formatos de Propaganda em Jogos

Para quem não conhece, a “Interactive Advertising Bureau” é uma associação de diversas agências especializadas em conteúdo interativo nos Estados Unidos que tem entre seus objetivos auxiliar na regulamentação publicitária, apresentar padrões de medidas e de qualidade, compartilhar as boas práticas de mercado... e outras coisas que os publicitários brasileiros conhecem através do CONAR.

Fuçando no site deles, encontrei uma lista de padrões específicos para a propaganda relacionada à games (veja o documento aqui – 2,3Mb). Segundo a IAB, os formatos de publicidade in-game podem ser organizados da seguinte maneira:

Advergame: jogos customizados por cliente, construídos em torno de um produto ou serviço

(Lumix and the temple of zoom - veja minha análise aqui)

Dynamic in-game: Elementos publicitários conectados à um jogo que podem ser dinamicamente alterados conforme o local, dia da semana e hora do dia (máquinas de auto-venda, placas e pôsteres)

(Splinter Cell com espaço publicitário dinâmico - conectado online, o jogo permite que anunciantes comprem espaços online)

Game skinning: Inclusão de patrocínio dos “espaços publicitários” dentro do jogo e/ou qualquer integração de uma marca dentro do próprio jogo.

(aqui, Need For Speed Underground 2. À esquerda, vejam um Burger King. Neste jogo, os carros são marcas oficiais - e isso é conhecido por alguns autores como "product placement". Entram neste caso também os jogadores de futebol que tem sua aparência e seu nome dentro de um jogo como os mais recentes da série Fifa Soccer.

Post-game: Propaganda apresentada depois da conclusão de um jogo

Pre-game: Propaganda apresentada antes do início do jogo ou enquanto este está carregando.

Inter-level: Veiculação de vídeos publicitários digitais durante os intervalos do jogo: entre os seus estágios e fases ou entre os turnos do jogo.

(Aqui o jogo Delicious, da Atrativa. Ao passar de cada fase, o jogador vê uma propaganda. O princípio do "pre-game advertising" e do "post-game advertising" é exatamente o mesmo, alterando apenas o momento do jogo que este aparece. É muito freqüente em sites de jogos em flash)

Patrocínio: Ocorre quando o patrocinador tem 100% de voz ativa dentro e em volta de um jogo já existente, como o patrocínio de um torneio, de uma área (fase) ou sessão daquele jogo. O anunciante também pode patrocinar o lançamento de um conteúdo exclusivo associado a um jogo.

(O Need for Speed: Porsche Unleashed foi totalmente patrocinado pela marca. Por isso, é um dos poucos jogos da série onde há extensiva informação sobre cada veículo, incluindo vídeos históricos e detalhamento sobre motor. Diferente dos outros jogos da série, neste o carro pode amassar).

Static in-game: Elementos publicitários dentro do jogo que não podem ser alterados. Esses devem estar contextualizados dentro do próprio jogo ou em menus, barras de título etc. Esse tipo de publicidade também pode ser chamada de propaganda “hard-coded”.

(Fight Night Round 3 para Playstation 3. As propagandas no topo do ginásio são estáticas, imutáveis, fixas dentro da programação original. Isso provavelmente advém de negociações de espaço publicitário durante a construção so software)


Ora, e qual a importância disso no Brasil?

Muita, eu diria.

Talvez o Brasil esteja muito longe de ter uma indústria de jogos desenvolvida como a americana. Mas é muito claro, para mim, que essa indústria nacional está se desenvolvendo através da publicidade, das diversas agências que constroem advergames (ou formatos semelhantes) e daquelas que constroem jogos de celular. Esse é o principal espaço que os programadores, designers, sonoplastas e tantos outros profissionais dos games estão encontrando pra construir carreira.


Vale a pena ficar de olho no que se constrói lá nos Estados Unidos, não? =)

Um comentário:

DiegoFerrite disse...

Nossa Mauro, voce quis ajudar mas acabou me deixando confuso..muitos nomes, mtas vertentes, rs. Muito bom o texto tbm, descobri várias coisas novas, valeu!