quinta-feira, 27 de março de 2008

PS3TV - falando sobre os clássicos

Já faz algum tempo que eu participei, junto com alguns amigos, de alguns programas da AllTV sobre videogames antigos.

Como eu, de camiseta laranja à direita do vídeo, estudo a história do videogame com foco em publicidade e marketing, busco informações das empresas da época e tento ser um colecionador (mas não consigo), me chamaram como uma espécie de especialista no assunto.

No entanto, estava do lado de Marcus Garret (de boné dos transformers), que é um colecionador de verdade de videogames, que viveu o início da história dos jogos eletrônicos no Brasil. Seguramente já chegou a ser o maior colecionador do Brasil. Por diversão, ele cria grupos de discussão, reúne outros colecionadores e já fez diversas entrevistas à respeito do universo dos jogos clássicos, dos anos 80 ou antes.

Daniel Ravazzi, de camiseta branca e à esquerda do vídeo, além de ser um grande fã dos videogames e computadores antigos, tem grande conhecimento em engenharia eletrônica. Ele não conhece apenas a história dos games, mas conhece todo o hardware, compreende o próprio funcionamento das máquinas, com todas as especificidades técnicas. O universo do colecionismo de videogames e computadores o reconhece como o maior especialista em MSX.

Abaixo está a 1a entrevista que fizemos, falando sobre o Atari 2600, o primeiro videogame oficialmente lançado no Brasil. E foi um grande sucesso: era para sermos entrevistados por 20 minutos, mas a audiência foi alta o suficiente para nos mantermos 1h e 20min. Parte do sucesso veio graças à ESPM, e graças à ajuda do Prof. Matheus Marangoni, que disponibilizaram de seus arquivos a propaganda brasileira do Atari 2600 e os seus teasers, que rodavam na época - 1983. Um belo trabalho da DPZ. E uma ótima lembrança para quem viveu aqueles momentos.

(1a parte)


(2a parte)


(3a parte)


(4a parte)


(5a e última parte)



Nenhum comentário: