Você usa Axe? Você está no Japão?? Oh... então tome cuidado. Esse grupo de super-heroínas fará de tudo para salvar a moral e os bons costumes orientais, impedindo que você conquiste toda a mulherada com seu aroma irresistível.
Acesse o jogo aqui (http://www.axeeffect.jp/axebusters/)
Nome: Axe Busters
Língua: Japonês
Desenvolvido por: Unilever
Estilo: Tiro em 1ª pessoa
Premiação ao jogador: Sim – 50 melhores + Participação em comunidade ganham presentes!
A idéia é simples, como toda boa idéia. Você passou o novo Axe e agora todas as menininhas do Japão estão caindo em cima. O grupo das Axe Busters, as cinco meninas (tem uma de 16 anos!) equipadas com a mais alta tecnologia ao melhor estilo das “Panteras”, tentará parar você de qualquer jeito!
Mas há um problema... a mulherada está usando pregadores no nariz para impedir que seu cheiro irresistível faça que saiam do controle. Seu grande objetivo: remover o pregador delas! Hum... que frase estranha.
Mas é isso mesmo. A idéia é usar a ponta do dedo indicador, de onde sai um laser, pra você remover o pregador que está impedindo que elas sintam o cheiro do Axe. É só acertar o nariz delas que já se apaixonam, instantaneamente. O jogo com estilo de tiro em primeira pessoa mistura vídeo interativo e digitalização, além do jeitão bem humorado.
Nada como um machismo declarado para levantar os espíritos daqueles que gostam da mulherada... em especial das japitchas.
A estrutura do jogo é simples, fácil de jogar e, sinceramente, não é preciso saber japonês para compreender as regras, os objetivos ou sequer entrar no ranking. Muito bem construído, há um complexo sistema de pontuação que envolve não só a quantidade de meninas atingidas, mas também o tempo que levou para passar dos estágios. Isso eleva o desafio para um grau muito adequado, atingindo tanto os não-gamers quanto os japas super-viciados que passarão horas tentando fazer a pontuação inatingível.
Sobre a campanha
http://br.youtube.com/watch?v=BHRzgU3-i1A
http://br.youtube.com/watch?v=5SmUvJ4yk-c
http://br.youtube.com/watch?v=4pjBq7oHv0I
http://br.youtube.com/watch?v=EG-djrD7JdE
Não tem jeito. Em japonês é mais engraçado porque é surreal.
Referências
Além da referência clara àquele “espírito” das Panteras, em especial as mais moderninhas do cinema, o jogo tem a mesma construção do Virtua Cop, sucesso da Sega do início dos anos 90.
http://br.youtube.com/watch?v=rSTCck6naKA
Essa “mera semelhança” fica quase declarada quando você passa de fase e olha o sistema de pontuação. Ora, qual é o problema de dar uma copiadinha naquilo que deu certo? =)
O gráfico deste advergame é diferente, como você percebeu caso já tenha jogado. Foi usado o método de captura de imagens que são digitalizadas na tela – a famosa tecnologia que ajudou Mortal Kombat à nascer.
Minha avaliação
Pontos fortes:
- Gráficos ótimos
- Jogabilidade fácil – é só usar o mouse
- Dificuldade moderada – desafio para todos os níveis de jogador.
- Ótima contextualização – o jogo é bem humorado e, apesar de parecer machista, é na verdade uma “brincadeirinha masculina”. Não é ofensivo.
- Finalistas ganham prêmios por participar, mas o grande troféu é participar da comunidade e estar entre os 50 melhores jogadores – muito original e muito barato de se planejar.
Pontos fracos:
- Você não pode interromper o jogo no meio. Se deu dor de barriga, tem que perder a fase.
- O jogo é longo. Se você quiser terminar o game, tem que derrotar todas as 5 Axe Busters... e isso leva um tempão. No Japão isso pode ser adequado porque lá existe o hábito de jogar videogame – aqui no Brasil um jogo com esse tamanho teria poucos finalistas.
Pegue suas japonesas aqui: http://www.axeeffect.jp/axebusters/
2 comentários:
Muito Bom o post Mauro! Praticamente um "post acadêmico"!
A Axe possui iniciativas muito inovadoras! Desde a criação de séries de TV especiais à advergames. Sabe se já fizeram algum ARG?
Abraço e parabéns.
Oi Darwin!
Cara... não conheço ARGs japoneses. Pra falar a verdade, isso não é muito a cara deles.
Enquanto o ocidente (ou melhor, os EUA) são os aficcionados pelos RPGs de livros, de cartas e o que mais a Wizards of the Coast vende, o Japão é o grande produtor e consumidor de jogos eletrônicos.
Por isso, o formato ARG faz mais sentido pros lados de cá.
E, pra ser sincero, o mundo da publicidade japonesa, chinesa e coreana, apesar de investirem pesado em impressão e embalagem por exemplo, é um grande mistério para nós do ocidente... ninguém se interessa, ninguém fala à respeito... tudo fica no nível da curiosidade.
Jogos, então, só os de videogame... =p
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