sexta-feira, 11 de abril de 2008

A história dos videogames!

O projeto é antigo, mas a proposta é nova.


(o meu projeto não é tão antigo quanto o primeiro arcade eletrônico da história. A mocinha da foto está uns 30 anos mais velha hoje)

Já faz algum tempo que eu estudo os videogames. Por volta de julho do ano passado, decidi reunir toda a informação que encontrasse à respeito da história dos jogos eletrônicos.

No início...
A idéia original de organizar essa linha do tempo envolvia a construção de um jogo. Eu, como roteirista, Hugo Sakai, programador de jogos, e Allan Escobar, como desenhista, construiríamos um jogo baseado em RPG Maker que contasse toda a história do videogame. A proposta era testar que era possível "educar" através do uso de um ambiente virtual.

No entanto, o projeto ficou grande demais para que pudéssemos sustentá-lo sem verba. Cada profissional precisou dar foco na sua carreira, assim como eu precisei abandonar muitas coisas em prol dos estudos do mestrado.


(uma imagem da versão beta do nosso jogo, programado por Hugo Sakai. No caso, contava-se a história do Odyssey, o primeiro aparelho de videogame)


(Os gráficos do jogo estavam sendo desenhados, pixel por pixel, pelo Allan Escobar. Um dos cenários, uma sala de aula, tinha um professor que se assemelha muito a um famoso herói da história dos videogames)

Agora!
Ao fuçar nas pastas dentro do meu computador encontrei a linha do tempo que montei para servir de estrutura de roteiro de jogo. Usarei como base para identificar momentos na história que são importantes para compreendermos o contexto desse universo dos jogos que conhecemos hoje, envolvendo os Gamers (quem são e como eles se formaram), estratégias de marketing e comunicação das empresas envolvidas, referências de jogos "clássicos" usados como base para advergames etc..

A linha do tempo está longe de ser completada... é um trabalho lento e gradual.

Se você tiver alguma informação ou crítica a algum momento descrito, sinta-se à vontade para comentar e ajudar!

CLIQUE NO LINK "LINHA DO TEMPO" PARA VISUALISAR A HISTÓRIA DOS VIDEOGAMES, DA SUA ORIGEM ATÉ 1889 ATÉ 1986

Nenhum comentário: