sábado, 5 de abril de 2008

N-Gage vira portal de jogos da Nokia

Os fãs de videogame devem se lembrar do lançamento da Nokia em 2003 chamado N-Gage, um híbrido de videogame portátil que também era celular.

Diferente do conceito que temos hoje de "joguinho de celular", ou o jogo eletrônico produzido para o aparelho e distribuído como um serviço extra da operadora, a proposta era fazer um videogame portátil como os PSP ou Nintendo DS, mas que tivesse a função de telefone celular.


(N-Gage, o videogame portátil da Nokia. O produto não deu muito certo: foi descontinuado em 2005, apesar de ainda encontrarmos jogos para o aparelho)

Mas a idéia não!
Apostando no aumento de consumo de jogos via celular, a empresa lança com o mesmo nome o seu portal de jogos!


(N-Gage agora é o nome do portal de jogos para celular da Nokia!)

Segundo notícia da G1, a Nokia já vendeu algo entre 10 e 15 milhões de aparelhos no mundo inteiro que tem acesso à esse portal.
Veja abaixo quais são os aparelhos.


(Se você tem um desses, é uma pessoa um pouco mais feliz à partir de agora)

A G1 também aponta que o mercado de jogos de celular está estável, mas com tendência ao crescimento. Hoje vale 3,2 bilhões de dólares. Isso pode justificar o investimento da empresa nesse mercado, que já tem como parceiros ou fornecedores algumas das grandes indústrias dos jogos, como a Eletronic Arts, que desenvolvem títulos são diversos. Alguns deles são bem conhecidos pelos Gamers como Fifa 2008, Brothers in Arms, Sims 2, Worms, Tetris...

Tentei puxar algum jogo para fazer comentários, mas apenas os usuários dos celulares podem ter acesso. A empresa disponibiliza um software que permite a conexão do celular no PC de maneira que você possa usar as funções do aparelho portátil no computador, incluindo os jogos. De qualquer maneira, se você não é cliente, está fora da brincadeira!


(Alguns dos jogos oferecidos para clientes. "Só pra clientes? Aahhh...")

Nem todos os títulos estão lançados, mas há claramente o planejamento de crescer em quantidade e em qualidade. O site da UOL jogos publicou notícia no ano passado sobre a Capcom, grande indústria produtora de jogos, e seus possíveis lançamentos para o N-Gage (o aparelho). Talvez devemos esperar que ela faça jogos para o portal, como Resident Evil, Street Fighter, Mega Man...

Se você tem seu aparelho N-Gage, esqueça. Ele não tem acesso ao site.
Terá que se contentar com as promoções do varejo eletrônico, que fazem promoções enormes para se livrar do encalhe. Espero que o mesmo não ocorra com o portal da Nokia!


(De R$ 109,00 para R$49,90!! É impressão, ou estão querendo se livrar desesperadamente disso?)

Essa notícia foi mais uma dica de Igor Bento, mestrando em comunicação social. Valeu rapaz!

OBS: Essa notícia passou por correções, graças à reclamações da comunidade gamer. Veja o motivo aqui

Nenhum comentário: